sexta-feira, 11 de setembro de 2015

É PLÁGIO PINTAR UMA FOTOGRAFIA?

Por Agnaldo Tavares



Fazer um desenho ou pintura tomando por base uma fotografia encontrada num jornal impresso, revista ou internet é plágio? Muitos artistas já fizeram e fazem para si mesmo esta pergunta que parece um tanto intrigante.

No mundo da arte contemporânea o artista tem uma vivência “desregrada”, ou seja, já não é mais preso às regras da arte, como eram os artistas na antiguidade, àqueles que produziam suas obras a partir de um conjunto de regras estabelecidas pelo poder mandante em sua época, quer seja político ou religioso.

Esse “desregrado”, que surge com uma força intensa no final do século XX, fez com que o artista tornasse mais expressivo em suas criações, pusesse mais de si na obra, se doasse mais intensivo ao mundo da arte. Afinal, o artista não tem uma visão comum das coisas, não vê uma árvore apenas como um conjunto acabado, mas uma possibilidade de recriação infinita.


Sem aprofundar no conceito de artista, o que é quase que impossível conceituá-lo, vamos ao ponto interrogativo ao nosso dialogo: é ou não plágio reproduzir uma fotografia através da pintura ou desenho? Para reforçar nossa crítica quanto a isso, exemplificaremos citando dois artistas atuais que fizeram tal uso da fotografia para compor sua (as) obra (as): o cantor americano, também pintor, Bob Dylan e o pintor belga Luc Tuymans.

Bob Dylan fizera uma exposição, em 2011, na Gagosian Gallerr, em Nova York, intitulada The Asia Series, uma serie de pinturas feitas por ele, segundo o qual, como registro de países da Ásia em que esteve. O curioso em suas obras, notadas pelo público visitantes à exposição e por críticos em arte, é que elas são idênticas a fotografias que já tiveram conhecimento em outras oportunidades. No outro caso, o de Luc Tuymans, ele havia feito uma pintura de uma fotografia do rosto de um homem encontrada na página de um jornal sobre política, o que lhe rendeu condenação num Tribunal de Antuérpia.

Tanto Luc Tuymans quanto Bob Dylan nega que seu trabalho deva ser considerado plágio, portanto, para eles, não há crime cometido em fazer uso de uma imagem para compor uma pintura. Será?


Fotografia (a cima) base para a pintura de Bob Dylan



Fotografia (a cima) base para a pintura de Luc Tuymans




Nenhum comentário:

Postar um comentário