domingo, 21 de agosto de 2016

PLÁGIO? - LOGOMARCA OLIMPÍADAS RIO 2016

Por Agnaldo Tavares


Quando observo o desenho logomarca das Olimpíadas do Rio 2016, me vem claramente a memória um dos desenhos do excêntrico e genial pintor francês Pablo Picasso, reproduzido por Lionel Préjger, na capa de um livro de poesias, comemorativo ao Prêmio Nobel de Literatura atribuído ao poeta italiano Giosuè Carducci. Estes desenhos foram inspirados na célebre tela pintada pelo pintor francês Henri Matisse, intitulada "A Dança".

Para a composição da logomarca dos jogos, foi necessário uma equipe formada por um número grande de pessoas, que trabalharam por dias na tentativa de trazer ao público algo novo que identificasse com o estado sede dos jogo olímpicos 2016, Rio de Janeiro.

Mas, o curioso de tudo é a aproximação que esta logomarca traz através dos traços, cores e movimentos idênticos ao desenho de Picasso na capa de Carducci. Seria uma coincidência? Estes designers nunca tivera contato com as obras de Matisse e Picasso?

Matisse diz que inspirou sua dança (pintura) nos pescadores que ele observava com encantamento... O qual foi criticado na época por plágio da obra "A Sagrada Primavera", de Igor Stravinsky. Picasso inspirou-se em Matisse, e deixou claro isto... Agora, quem inspirou os designers da agência Tátil Design de Idéias?

Veja as imagens à seguir...



Logomarca Olimpíadas do Rio 2016



Desenho de Picasso, reproduzido por Lionel Préjger


" A Dança" Henri Matisse


"A Sagrada Primavera", Igor Stravinsky



Um comentário: